O que é Composição? – Orçamento de Obra

A Composição é um dos itens mais fundamentais para um orçamento de Obra. Na construção civil composição é sinônimo de serviço completo, ou seja, é um composto de itens (insumos ou outras composições) que formam um serviço, um exemplo de composição poderia ser “Colocação de revestimento porcelanato”, esta composição teria cada um dos itens necessários para realizar este serviço, alguns seriam: Azulejista, Servente, Argamassa, Rejunte e Cimento.
Muitas pessoas (inclusive alguns profissionais iniciantes da construção civil) nos questionam e até confundem a definição de composição, insumos e orçamento.

Definições

Uma composição sempre é composta de Insumos e/ou outras composições (chamada de auxiliares). Insumos podem ser de vários tipos: Materiais, Mão de Obra, Ferramentas, Taxas, etc. Não confunda serviço com mão de obra, parece ser a mesma coisa, mas não é. Mão de obra é parte de um serviço. Para cada um dos insumos ou composição auxiliar de uma composição, há um coeficiente (ou quantidade). Exemplo, na”Colocação de revestimento porcelanato” há um insumo chamado de “Mão de obra de Azulejista” com um coeficiente que indica quantidade de tempo necessário para execuçãodo serviço.
 

Tipos de Composições

Você encontra vários tipos de composições prontas no mercado brasileiro, algumas com base de preços nacionais, como: SINAPI (criadas  e mantidas pelo IBGE e CEF,  todos os meses cerca de 6000 composições são liberadas completas e com preços) e SICRO (DNIT) e outras estaduais como SEINFRA e ORSE. Uma das mais usadas para elaboração de orçamentos são insumos e composições SINAPI (inclusive se tornou obrigatória para obras publicas, ver aqui). Existem também composições do tipo mão de obra, estas possuem o serviço em si (ex. Mão de obra de Azulejista) acrescido de insumos que correspondem a encargos complementares para sua execução, exemplo: alimentação proporcional, ferramentas, EPI entre outras.
Nada impediria também a criação de suas próprias composições.

 

Composições para elaborar orçamentos

Tendo composições já prontas e aferidas (Que é caso do SINAPI e SICRO entre outras) você consegue elaborar um orçamento com muito mais facilidade, pois não será preciso colocar insumo por insumo no orçamento, bastaria colocar a composição, por exemplo, tem uma composição SINAPI  chamada de “limpeza de terreno” no qual você apenas precisaria adiciona-la informando a quantidade e a própria composição já teria definido o tempo de “mão de obra” necessário para execução completa do serviço.