Acesse também nosso canal: Videos
O Sistema iSinapi é intuitivo e fácil de operar, sem complicações você pode realizar todas as operações disponíveis.  Certifique em ter feito Login no sistema (acessando o menu ‘Login‘). Algumas definições:
  • Composições: Uma composição é um serviço completo da obra, composto por vários insumos e outras composições, ex. de composição: ‘Instalação de Porcelanato 60×60’, nesta composição estão incluídos todos os insumos e serviços para execução deste serviço, como areia, porcelanato, servente, pedreiro, etc.
    Lembrete: No iSinapi você pode tem mais de 5500 composições  (Sinapi) de cada estado, e ainda pode criar suas próprias composições;
  • Insumos: Insumo é um material, mão de obra, equipamento ou qualquer unidade que represente um custo na obra, ex. cimento, areia, tijolo.
    Lembrete: No iSinapi você pode tem mais de 5000 insumos (Sinapi) de cada estado, e ainda pode criar os seus próprios;
As principais funcionalidades e como ter acesso a cada uma delas estão descritas nesta seção:

1. Orçamento: Criando

Elaborar um orçamento para uma obra é muito fácil e rápido, você pode elaborar tanto orçamentos de licitações públicas, como também elaborar orçamentos para qualquer obra da construção civil, veja os passos abaixo
  1. Acessar o menu ‘Todos Orçamentos
  2. Na parte superior click  no botão ‘+ Novo‘, e preencha os campos do orçamento conforme abaixo:
  3. Informe todos os campos, como: Nome da Obra, Descrição,  % do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)
  4. Click no botão ‘Confirmar‘, Tela de ‘edição de itens de orçamento’ será mostrada conforme imagem abaixo:
    Obs. Observe que ao criar um orçamento ele ficará sempre disponível pelo menu ‘Orçamento Atual‘, facilitando assim o acesso a qualquer momento
    1_orcamento_itens
  5. Para adicionar itens no orçamento siga no item 2

1.1 Orçamento: Adicionar insumo ou composição: Forma 1

Há 2 formas de adicionar composições ou insumos no orçamento, Abaixo Forma 1
  1. Com o orçamento já selecionado (conforme imagem abaixo)1_orcamento_itens
  2. Click no botão ‘+Insumo‘: Insumo é um material, mão de obra, equipamento ou qualquer unidade que represente um custo na obra, ex. cimento, areia, tijolo. Atualmente temos 3 banco de dados de insumos:

    • SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil): Mantido pelo IBGE e liberado mensalmente pela Caixa Econômica federal, é uma base completa de preços.
    • Base iSinapi: Base de insumos criados pelo sistema iSinapi, ou seja, a base ainda está sendo desenvolvida por engenheiros e arquitetos;
    • Base Própria: É  sua base de insumos, você cria, e mantém os preços de cada um dos insumos;
  3. Click no botão ‘+Composições‘: Composições são serviços completos compostos por insumos e outras composições, ex. Instalação de Porcelanato 60×60, nesta composição estão incluídos todos os insumos e serviços da execução deste serviço, como areia, porcelanato, servente, pedreiro, etc. Atualmente temos 3 banco de dados de composições:
    • SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil): Mantido pelo IBGE e liberado mensalmente pela Caixa Econômica federal, é uma base completa de preços de composições.
    • Base iSinapi: Base de composições criados pelo sistema iSinapi, ou seja, a base ainda está sendo desenvolvida por engenheiros e arquitetos;
    • Base Própria: É  sua base de composições, você cria, e mantém os preços de cada uma das composições;

1.2 Orçamento: Adicionar insumo ou composição: Forma 2

Há 2 formas de adicionar composições e insumos no orçamento, Forma 2
  1. Acesse a tela de Insumos ou Composições, conforme imagem abaixo:
    1_orcamento_iten_total
  2. Realize uma pesquisa e selecione o insumo (ou composição)
  3. Click no botão ‘+‘ acima da lista e será mostrada a tela conforme abaixo:
  4.  Click no botão ‘Confirmar‘ e pronto o item foi adicionado no orçamento
Lembrete: Os passos acima podem ser realizados em todas as telas de insumos e composições

1.3 Orçamento: Memória de Cálculo

  • Adicionando/Editando memória de cálculo
Ao adicionar item no orçamento (composição ou insumo) você informar a memória de cálculo (pressionando no icone calculadora) conforme pode ser visto na imagem abaixo. Isso pode ser feito também ao editar um item do orçamento:

 


  • Gerando orçamento com memória de cálculo
Ao entrar no orçamento você pode gerar (em excel) planilha com memória de cálculo, veja na imagem abaixo, isso pode ser feito também selecionando um orçamento na lista de orçamentos:


  • Mostrando memória de cálculo no orçamento atual
Para mostrar memória de cálculo no orçamento atual, acesse opção chamada ‘Mostrar memória de Cálculo‘ da tela de ‘Orçamento Atual

1.4 Orçamento: Fazendo uma Cópia

Você pode copiar orçamento com todos os seus itens, disponível na tela de ‘Orçamento Atual‘ e ‘Orçamentos’, conforme imagem abaixo:

1.5 Orçamento: Gerando planilha de Curva ABC

A planilha no Excel de Insumos com a curva ABC pode ser acessada ao entrar no orçamento (na opção ‘Orçamento Atual’ ou ‘Orçamentos’) e ir conforme imagem abaixo:
Planilha de Insumos, Curva ABC
Através destes insumos o gestor pode fazer uma comparação entre os insumos e determinar quais são os mais relevantes no orçamento

2. Planilha Excel de Insumos ou Composições Sinapi

Para gerar planilha excel de insumos e composições é muito fácil, basta seguir os passos:
  • Gerar Planilha de Composições Sinapi: Acesse a tela de composições Sinapi e pressione o botão ‘Gerar Excel‘ conforme imagem abaixo: Opte por um dos 3 formatos de planilhas.
    composicoes

 

  • Gerar Planilha de Insumos Sinapi: Acesse a tela de composições Sinapi e pressione o botão ‘Gerar Excel‘ conforme imagem abaixo:
    insumos

3. Todos insumos de uma composição (Detalhamento)

A composição é um serviço completo, composto por vários insumos e outras composições, ex. de composição: ‘Instalação de Porcelanato 60×60’, nesta composição estão incluídos todos os insumos e serviços para execução deste serviço, como areia, porcelanato, servente, pedreiro, etc.
No sistema iSinapi você pode ver cada um destes insumos e ainda gerar uma planilha excel. Siga os passos:
  1. Acesse a tela de composições conforme imagem abaixo:

     

  2. Pesquise e selecione uma composição, Ex. Porcelanato 60 e click no botão ‘Decompor‘ que você poderá ver a lista completa de insumos conforme  a imagem abaixo:

     

  3. Caso queiras gerar planilha excel destes insumos pressione no final da lista no botão ‘Arquivo Decomposto em Insumos

4. Cópia de Composição

Você pode fazer cópia de qualquer uma das composições (Sinapi, Base Própria ou Base iSinapi), podendo assim fazer ajustes para sua necessidade. Basta acessar tela ‘Composições‘ -> Menu  ‘Copiar‘, conforme imagem abaixo:

5. Criar Composição Própria

No iSinapi você pode criar suas próprias composições (serviços básicos da construção civil). Basta acessar tela ‘Composições‘ -> ‘Base Própria‘ -> ‘Cadastro‘ conforme imagem abaixo:

criar_composicao

6. Criar Insumo Próprio

No iSinapi você pode criar seus próprios insumos. Basta acessar tela ‘Insumos‘ ->  ‘Base Própria‘  -> ‘Cadastro‘, conforme imagem abaixo:

7. Pesquisa de Composições e Insumos

Fazer pesquisa é muito simples e rápido, é possível consultar qualquer insumo ou composição disponível na base (somam mais de 11 mil itens), basta entrar na tela (‘Insumos‘ ou ‘Composições‘), informar o temo de pesquisa, pressionar enter ou pressionar o icone a lupa, conforme imagem abaixo: